
Orgulho ou arrogância? Esses são alguns dos significados da palavra “altivez” e serviram de inspiração para a nova mixtape da cantora Torya: “ALTIVA”. Composto por sete faixas, incluindo seis inéditas, o projeto estreia nas plataformas digitais, nesta quinta-feira (20/11), e traz participações de Sotam, Ciça e Amiri.
Em “Altiva”, Torya mergulha na dualidade de significados de “altivez”, palavra que é frequentemente associada à arrogância e à soberba. Contudo, para a cantora, altivez carrega outros sentidos: mais profundos e mais humanos. Cada faixa revela uma vivência pessoal da rapper, propondo reflexões sobre identidade, postura, resiliência e autoconsciência.
“O EP surgiu a partir de uma discussão sobre seu próprio nome. ‘ALTIVA’ é o reflexo de quem aprendeu a andar de cabeça erguida mesmo quando o chão tremia. É o som de uma mulher que sangrou em silêncio, mas decidiu transformar cada gota em verso. Não é sobre ser perfeita, mas ser inteira, mesmo com rachaduras. É sobre ter coragem pra olhar pra dentro, reconhecer o caos e ainda assim manter a cabeça no lugar”, explica a cantora.
Além do conceito, a coletânea constrói uma identidade sonora carregada de modernidade, mas que tem como principal inspiração as batidas do boom bap — além de uma faixa que incorpora elementos do afrobeats. As composições acompanham essa levada mais “clássica” do hip hop, mesclada com versatilidade e qualidade já conhecida nas rimas de Torya. “Fica bom de ouvir, para os mais velhos e para os mais novos”, destaca.
A data de lançamento de “ALTIVA” não podia ser mais significativa para Torya. “Novembro é um mês especial pra mim, é o mês do meu aniversário (08/11), então entendo que passando essa data eu já entro no modo ‘novo ciclo/encerramento’. Além disso 20/11 é o Dia da Consciência Negra, desde o meu primeiro projeto costumo fazer lançamentos nesta data. Esse dia marca uma época em que eu decidi usar da minha coragem e ir atrás dos meus sonho”, explica.
O EP chega em grande momento vivido pela cantora. Torya foi indicada ao Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira e também foi selecionada na lista de melhores lançamentos do ano do Spotify com a faixa “Ultron”. Além disso, ela se apresentará pela primeira vez no palco do “Cena 2K”, que será realizado nos dias 21,22 e 23/11, em São Paulo.







