Por Correria Rap
Há algum tempo que o rap nacional dá sinais de mudança em seu discurso. Mas com uma nova geração chegando isso está cada vez mais evidente. Será que está surgindo um novo paradigma no rap? Ou seria apenas algo passageiro?
Anos atrás algumas pessoas do rap nacional criticavam a postura de ostentação do rap americano. Hoje são muitos os grupos nacionais que usam temas que falam de carros, mulheres e dinheiro como estratégia para a fama. O rap de protesto e voltado para o social que fez muito sucesso outrora parece estar perdendo força. Será que as necessidades das periferias e favelas mudaram ou a questão de bater na mesma tecla acabou criando um cansaço e desinteresse no público?
Há quem diga que isso é apenas uma fase e que o rap consciente voltará a ser forte. Mas para que isso aconteça, os artistas terão que usar a criatividade para conseguir o interesse dos fãs, afinal quem faz o rap de verdade são as pessoas que o consomem, sejam escutando as músicas, indo aos shows ou comprando produtos etc. No final da história, de uma forma ou de outra, por omissão ou ação, somos todos atores das mudanças, sejam elas quais forem.