Imprimir

UJIMAGANG reúne multiartistas de diversos cantos do estado do Rio de Janeiro e São Paulo

Escrito por Marcelo em . Postado em Músicas

UJIMAGANG reúne multiartistas de diversos cantos do estado do Rio de Janeiro e São Paulo

Coletivo de jovens agitadores culturais e criadores de conteúdo formado em 2016 em Niterói, Rio de Janeiro. Fruto da forte demanda de cultura de rua nos espaços públicos da cidade, a UJIMAGANG reúne multiartistas de diversos cantos do estado do Rio de Janeiro e São Paulo.

A identificação entre cada um dos membros do coletivo e a vontade de enaltecer sua cultura foram os principais gatilhos pros disparos que viriam a seguir: imagens, sons, batidas e bailes. O Baile da UG, principal frente de atuação da Ujimagang atualmente, foi a primeira ação do coletivo na cidade na praça da Cantareira.

Trazendo a música negra em suas diversas vertentes e possibilidades, rapidamente o grupo foi convidado a apresentar o trabalho em outros espaços culturais de Niterói, como MACquinho, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Centro de Artes UFF; eventos em parceria com Bombando Brinque (Niterói), Roda Cultural da Cantareira, Festival de Rap de São Gonçalo e NoMaiorLazer (Itaboraí); Apresentações e pocket shows nos festivais Interculturalidades, RedBull BreakTime Sessions, Make Music Niteroi e diversas rodas culturais em Niterói e no Rio de Janeiro.

Ujima é um dos sete princípios do Kwanzaa, celebração cultural afro-americana e significa em Suaíli: Trabalho coletivo e responsabilidade.

O dia 20/08/2018 se torna histórico devido ao lançamento de "U.G", primeiro single da UjimaGang que, mais que uma música, é um manifesto cultural onde é apresentado o movimento, seus integrantes, sua estética e identidade.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar