Imprimir

MC Soffia lança single “Barbie Black”e faz pré-lançamento com exposição de fotos no Aparelha Luzia

Escrito por Marcelo em . Postado em Músicas

MC Soffia lança single “Barbie Black”e faz pré-lançamento com exposição de fotos no Aparelha LuziaSão Paulo, janeiro de 2018 –  MC Soffia começa o ano de 2018 com o lançamento do single “Barbie Black” que reforça o poder e a importância de existirem bonecas negra e repreende a separação de brinquedos e brincadeiras de acordo com o gênero. A faixa estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de 02 de fevereiro em parceria com a ONErpm.

Com versos como “Barbies do meu setor/ são todas iguaizinhas/loiras, magras, ruivas, todas padrõezinhas/ Também sou Barbie e sei o que estou dizendo/ Falta mais diversidade, falta se olhar no espelho” a rapper critica a ausência de representatividade para crianças negras e o quanto isso pode ferir a autoestima de crianças que não se enquadram nesses padrões.

Em sua nova música, Soffia também não deixa de fora a questão de gênero. Ela, que joga futebol e anda de skate, já foi repreendida por acharem que isso não era esportes para meninas e, por isso, canta com propriedade. “Quem fala que boneca é só pra menina/ Não, você está errada/ Sou pra todas as criancinhas/ A separação de gênero é uma coisa antiga/ Eu fui fabricada pra alegrar sua vida”.

MC Soffia foi apresentada ao produtor Boss in Drama por intermédio da cantora Karol Conká, madrinha de música da rapper. Considerado um dos principais nomes da música pop brasileira, Boss in Drama é DJ e produtor, responsável por sucessos como “Lista VIP e “Farofei”.

Do single Barbie Black surgiu a exposição fotográfica de mesmo nome, a partir de um ensaio produzido pela Brechó Replay. São oito imagens da artista feitas na Ilha do Bororé, periferia de São Paulo, inspirada em signos da cultura afrobrasileira com a proposta de ressignificar esse modelo de Barbie tradicional. A exposição pode ser vista no Aparelha Luzia e ficará lá por tempo indefinido. 

Sobre MC Soffia

Com letras engajadas como “Minha Rapunzel tem Dred” e “África”, que abordam sobre racismo, feminismo, igualdade de gênero e preconceito, MC Soffia tornou-se um ícone de referência e inspiração para que crianças negras aceitem e valorizem seus cabelos crespos, a cor da pele e traços largos. 

Soffia começou a carreira no cenário do hip hop aos 11 anos quando lançou a música “Menina Pretinha”, que fala sobre autoestima de crianças negras e a fez ganhou notoriedade nos principais veículos de comunicação. De lá pra cá, apesar da pouca idade, MC Soffia vem ocupando importantes espaços: cantou na abertura das Olimpíadas 2016 ao lado de Karol Conká, sua “madrinha na música”, participou do documentário “Repense o Elogio” patrocinado pela AVON e dirigido por Estela Renner sobre o peso dos elogios para meninos e meninas, se apresentou na comemoração ao Dia da África, no festival Sons da Rua, cantou ao lado de Elza Soares e ganhou o prêmio Cláudia 2017 na categoria “Revelação”entre outros. Além disso, Soffia é a idealizadora do Preteenha Rainha, um encontro mensal que reúne adolescentes negras de 12 a 15 anos para uma roda de conversa sobre questões raciais, autoestima, música entre outros.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar