Imprimir

Renan Inquérito comemora Dia do Escritor com lançamento de videopoesias

Escrito por Marcelo em . Postado em Informativo

RenanPoesias concretas do livro #PoucasPalavras ganharam animação na web

O investimento na autopublicação e o crescimento das vendas de livros em todo país – cerca de 10,4%, segundo uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro (CBL) – a obra #PoucasPalavras, de Renan Inquérito retorna ao mercado com o selo comemorativo de 5 mil exemplares vendidos ‘de mão em mão’ em eventos literários e saraus e para comemorar o Dia do Escritor – nesta sexta-feira (25), Renan Inquérito lança uma série de webvídeos animados das poesias concretas que existem no livro.

Os pequenos vídeos, feitos com recursos de animação, são uma forma de ampliar o acesso à literatura, segundo o poeta. “O livro não pode se limitar a ficar na estante, por isso estamos sempre pensando em mecanismos e formas de levá-lo ao maior número possível de pessoas. Já fizemos ações como oficinas, saraus, varal com as poesias concretas, #PinosPoéticos – que são cápsulas com poesia dentro – e agora os pequenos vídeos, que trazem a linguagem do audiovisual com animação”, comentou Renan Inquérito.

A obra com 156 páginas é o resumo de uma carreira musical de mais de 10 anos e de uma vida inteira como poeta. Assim, em #PoucasPalavras. A hashtag em alusão ao twitter remete o leitor a estes ‘tempos modernos’, de nanotecnologia e como diz o autor: “onde tudo é diminuído, compactado. Das músicas, ao orgulho”.

As fotografias de Márcio Salata completam o livro, que monocromático, deixa a impressão das cores por parte de quem resolve adentrar no universo de mudança que a obra propõe.  De pequeno o livro traz apenas o formato de bolso. Grande nas ideias, chega ainda com ilustrações do graffiteiro Mundano.

Vale lembrar que o livro #PoucasPalavras é parte de um projeto de mesmo nome, que inclui um videoclipe sobre o universo da literatura e da comunicação dentro da cultura hip-hop.

Sobre o autor

@RENAN_INQUERITO é geógrafo, poeta, compositor e MC. A mais de uma década inserido na cultura hip-hop fundou em 1999 o grupo de rap Inquérito, com o qual gravou três discos e assinou a trilha sonora do filme Triunfo (2014). Após realizar oficinas de literatura, em escolas, presídios e unidades das Fundações CASA lançou o livro #PoucasPalavras (2011) e assinou o roteiro da Ópera Rap Global em parceria com o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. É organizador do Rachão Poético – Copa Mundão de Poesia e da Parada Poética, sarau mensal que acontece em bares e escolas da Região Metropolitana de Campinas.

Serviço – Assista aos vídeos
Tempos Modernos: http://bit.ly/1qEio1q  
Videocassete: http://bit.ly/1pl6Tpd 
Cheiro do Ralo: 
http://bit.ly/1lEreo3

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar