Imprimir

Dia Internacional Das Mulheres, reflexão com Dina Di, Atitude Feminina e Lívia Cruz

Escrito por Marcelo em . Postado em Informativo

Dina Di, Atitude Feminina, Livia CruzParabéns a todas as mulheres, que mesmo com diversos obstáculos vêm transformando o mundo em um lugar melhor.

 

O Dia Internacional das Mulheres vem se transformado em uma data apenas festiva. Ressaltam as conquistas das mulheres, o que é muito relevante, mas se esquecem que as mesmas mulheres que vêm conquistando seus espaços no mercado de trabalho ainda sofrem com o assédio, com a exploração e com a violência, principalmente doméstica.

 

Essas situações de violação e desrespeito aos direitos humanos não são negligenciadas pelo Rap Nacional. Grupos como Atitude Feminina (Rosas, Direito Abstratos), Lívia Cruz (Não Foi em Vão) e Dina Di (Marcas da Adolescência) relatam a violência sofrida nos lares pelas mulheres.  

É importante comemorar muito, mas não deve-se deixar de refletir e discutir o papel da mulher na sociedade e buscar soluções para a violência por ela sofrida. Afinal essa data foi escolhida porque, “No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.” (SUA PESQUISA). No entanto, esse movimento foi reprimido de forma brutal e covarde. As manifestantes foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 mulheres que lutavam por dignidade e melhores condições de trabalho foram mortas.

Não se deve deixar de comemorar essa data especial, mas que nesse momento de comemoração possa ser encontrado espaço para reflexão e conscientização. Parabéns a todas as guerreiras.

 

Atitude Feminina - Rosas

Dina Di - Marcas da Adolescência

Não foi em vão - Lívia Cruz

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar