Imprimir

A gigantesca coleção de discos do Afrika Bambaataa será disponibilizada na internet

Escrito por Marcelo em . Postado em Informativo

Africa banbataOs amantes do Hip Hop agora terão a oportunidade de se aproximarem de uma fonte primordial da história do movimento. Afrika Bambaataa — considerado por muitos o padrinho do Hip Hop — tem uma das maiores coleções de vinis ligados ao Hip Hop já registradas por ai. São ao todo mais de 30 mil registros — estavam armazenados em 450 contêineres —, que estão próximos de serem disponibilizados para consulta online.

Os discos agora são responsabilidade da Universidade de Cornell — de Nova York, EUA —, na qual Bambaataa já trabalha como professor visitante há 3 anos e agora disponibiliza todo seu acervo para a instituição arquivar através do projeto chamado “The Cornell Hip Hop Collection“(CHHC) — sim, universidades lá tem alas dedicadas exclusivamente ao Hip Hop.

A missão desse projeto é recolher e tornar acessível os artefatos históricos da cultura hip-hop e assegurar a sua preservação para as futuras gerações. “É literalmente a história do hip-hop desdobrando-se na frente de seus olhos através de artefatos de vinil“, disse o arquivista e curador Johan Kugelberg, ao Okayplayer — Kugelberg é uma das cabeças do projeto CHHC.

O processo de catalogação da mais importante coleção do hip hop está sendo feita de forma meticulosa, onde uma empresa especializada está cuidando do processo. “Esta documentação original, escrita à mão por um dos DJs fundadores do hip-hop vai permitir que alunos e estudiosos reconstruam a invenção do hip-hop através de sua coleção mais célebre e influente“, disse Katherine Reagan, curador de manuscritos da biblioteca da Universidade de Cornell à Vibe.

“Preservando os arquivos de Bambaataa e tornando-os abertos e acessíveis, Biblioteca da Universidade de Cornell vai apoiar um corpo crescente de educadores que estudam o hip-hop internacionalmente, não só pela sua influência global sobre música popular, arte e estilo, mas também pelo seu papel na articulação social, e questões políticas” completa.

Parte dos discos possuem anotações feitas pelo próprio Bambaataa que, de acordo com o CHHC, também serão disponibilizadas online.

Ainda não sabemos a data em que a coleção estará de fato na internet para consulta. No entanto, você pode visitar a coleção da Cornel University — lembrando que ela deve passar por uma reformulação em breve para o acervo do Bambaataa.

Nos resta agradecermos a Bambaataa por compartilhar este valioso tesouro com a humanidade.

Fonte: http://www.rapnacionaldownload.com.br/32518/colecao-vini-afrika-bambaataa-na-net/

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar