Imprimir

Flavio Renegado - Redenção (Clipe Oficial)

Escrito por Marcelo em . Postado em Internacional

Por: Lucas Campos

RenegadoFlávio Renegado é um artista que desde o início da carreira parecia prever que suas músicas percorreriam o mundo. Nascido e criado na comunidade do Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, deu o nome de “Do Oiapoque a Nova York” a seu primeiro CD. Lançado no fim de 2008, o CD apresentou ao público sua mistura de hip hop com ritmos brasileiros, latinos e jamaicanos. Desde então, venceu prêmios como o de “artista revelação” (no prêmio Hutúz) e “Destaque do ano” (no prêmio Contigo MPB FM), circulou pelo Brasil, Europa, Oceania e todas as Américas, concluindo um ciclo ao se apresentar em Nova York em pleno Central Park, no festival Summer Stage.

As primeiras turnês internacionais foram cruciais para que o espírito cosmopolita de Flávio Renegado aflorasse e resultasse em seu segundo CD, “Minha tribo é o mundo”. Lançado em novembro de 2011, o álbum apresenta uma sonoridade mais urbana e influenciada pela multiplicidade dos movimentos sonoros contemporâneos. Sem se prender a limites geográficos, sua música dialoga com batidas africanas, ritmos caribenhos, texturas do hip hop norte-americano, a energia da música eletrônica e a malandragem do samba.

Também lançado em vinil, “Minha tribo é o mundo” destaca a pluralidade do trabalho de Flávio Renegado. Rapper, compositor, instrumentista, poeta, ator e líder comunitário, Renegado partiu dos estreitos becos da favela para tomar o mundo de assalto com seu trabalho que tira o hip hop do gueto e abraça as mais diversas influências.

Em 2012, o artista fez mais uma turnê europeia (incluindo uma residência artística na Inglaterra junto a jovens criadores de diferentes partes do mundo), se apresentou em festivais importantes como o Back2Black (em Londres e no Rio de Janeiro) e estabeleceu parcerias com artistas diversificados, da nigeriana Nneka às brasileiras Mart’nália (na música tema da série Pé na Cova) e Fernanda Takai (em uma parceria com Guilherme Arantes), além da participação no primeiro DVD de Bebel Gilberto.

Em agosto de 2013, venceu o Prêmio MPB FM na categoria de destaque do ano e em setembro se apresentou no Rock In Rio, partindo, pouco tempo depois, para uma temporada em Nova York. Em 2014, lançou seu primeiro DVD ao vivo, gravado em Belo Horizonte com direção artística e cenografia de Gringo Cardia, direção musical de Liminha e Kassin, direção de vídeo de Joana Mazzucchelli e participações de Rogério Flausino (Jota Quest), Aline Calixto e Meninas de Sinhá.

Em Agosto de 2015 Flávio Renegado prepara o lançamento de seu mais novo trabalho, um EP com 7 músicas. Em “Relatos de um conflito particular”, o rapper versa sobre o universo dos 7 pecados capitais e conta com a participação de nomes como Samuel Rosa (Skank) e Alexandre Carlo (Natiruts).

Ao mesmo tempo, Flávio Renegado reforça seu trabalho como educador e agente social, construindo a sede de sua ONG Arebeldia, com a qual já realiza trabalhos desde 2010. Projetada pelo renomado arquiteto Isay Weinfeld, a sede d´Arebeldia  se situará no bairro Alto Vera Cruz, local onde nasceu e viveu Flávio Renegado e tem inauguração prevista para o ano de 2016.

Enquanto a música transforma a vida de Flávio Renegado e o leva a circular por todo o Brasil e no exterior, também altera aqueles que são tocados por ela, restando a certeza de que ninguém ficará indiferente às suas obras. Não por acaso, nos últimos anos ele esteve ao lado de alguns dos mais originais artistas da cena musical brasileira, indo do virtuosístico guitarrista Toninho Horta ao astro da MPB Lenine, assim como aclamados nomes da música brasileira, da nova e da velha geração, como Seu Jorge, Maria Alcina, Otto, Aline Calixto e Fernando Catatau.

Ciente de sua capacidade de criação e movimentação por diferentes manifestações artísticas, ele parece ter noção de não pertencer a nenhum gênero específico, nenhuma classe artística definida, nenhuma região. Ao mesmo tempo, absorve todas e as transforma em arte.

Site e redes sociais
flaviorenegado.com.br
twitter.com/flaviorenegado
facebook.com/flaviorenegado
instagram.com/flaviorenegado
soundcloud.com/flaviorenegado
palcomp3.com/renegado/

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar