Imprimir

Matilha Cultural será sede de projeto que resgata o início da cultura hip hop em São Paulo

Escrito por Marcelo em . Postado em Eventos

EventoIdealizado por Thaíde, Kaseone e André, projeto Templo São Bento vai promover até dezembro eventos envolvendo os quatro elementos do hip hop: break, graffiti, MC e D

 

São Paulo, março de 2013 – Nos anos 80, jovens se reuniam do lado de fora da estação do Metrô São Bento para dançar break, trocar informações e ouvir música negra americana que começava a fazer barulho por aqui. Desses encontros surgiram grandes nomes do rap nacional, que se tornaram referência na dança, no scratch, no microfone ou no graffiti, entre eles, Thaíde, DJ Hum, Nelson Triunfo, Doctor Mc´s, KL Jay, Pepeu, a dupla de grafiteiro osgêmeos e muitos outros. Com o objetivo de celebrar esse período inicial da cultura hip hop em São Paulo, a Matilha Cultural abre as portas para o projeto Templo São Bento Hip Hop, criado por Thaíde, Kaseone e André (DJ AlamBeat). O projeto consiste em resgatar a essência e as raízes do hip hop, reunindo os quatro elementos (break, graffiti, MC e DJ) em encontros mensais, todo segundo sábado do mês, das 14h às 19h. O primeiro acontece dia 09 de março, sábado.

Durante o projeto, os três espaços da Matilha Cultural serão ocupados simultaneamente. Logo no 1º piso (subsolo), DJs convidados farão o público dançar ao som de break beats, eletro-funk e ritmos mais acelerados. Os que dominam a arte e a técnica do beatbox poderão fazer apresentações ao vivo enquanto o DJ Ninja (residente) e convidados comandam o som. No 2º piso, o ambiente terá espaço para batalhas de Freestyle e pocket-shows. Além disso, neste andar os DJs vão produzir sets com preciosidades de funk dos anos 80 enquanto os dançarinos de break aproveitam o espaço para arriscar passos de toprock, coin drop, popping, locking e muitos outros. Por fim, o Cine Matilha, localizado no 3º piso, que ao longo do ano terá cerca de 26 sessões de filmes, todos relacionadas à cultura hip hop.

Na estreia, o filme exibido será “Krush Groove” (1985), dirigido por Michael Schultz, considerado um dos maiores clássicos relacionado ao hip hop. O filme é beaseado em fatos reais e traz os primeiros dias de gravações da Def Fam, uma das maiores gravadoras de artistas de música negra dos Estados Unidos, contando a história do surgimento de grandes artistas como Rum DMC, Beastie Boys, LL Coll J entre outros. Russell Simmons (renomeado Russel Walker no filme) é um produtor musical que tenta expandir sua gravadora ao lado de seu irmão. No momento em que o grupo Rum DMC estoura nas paradas de sucesso com o hit “King of Rock”, ele precisa de dinheiro para investir em outros discos. A partir daí, ele
pede dinheiro emprestado com um traficante e se vê em meio a diversos problemas.

Mais do que um projeto que valoriza e fortalece a importância de cada elemento dentro da cultura hip hop, o Templo São Bento traz à tona pessoas que contribuíram para o crescimento dessa história, assim como os DJs Hélio Branco e Ninja, os B.Boys Marcelinho, Andrezinho e André e muitos outros que também participam efetivamente do projeto na Matilha Cultural. “O nosso projeto é uma celebração a tudo de maravilhoso que aconteceu na frente do metrô São Bento durante aquela época. A cultura hip hop hoje quebrou barreiras, conquistou outros patamares e com certeza, todo mundo que faz parte do hip hop se sente feliz com isso, mas não devemos esquecer como tudo começou e nem daqueles que batalharam, dando o pontapé inicial”, declara o rapper e idealizador Thaíde.

O Templo São Bento Hip Hop está incluído na programação de 2013 da Matilha Cultural, com encerramento em 14 de dezembro. Até lá, muitas atrações de shows, dança, freestyle, DJs, filmes e documentários serão anunciadas, afim de fomentar esse gênero musical, bem como essa cultura que se torna cada vez mais expansiva no Brasil, rompendo preconceitos.

Confirma abaixo a programação de março, abril e maio:

Março
09 de março, sábado – das 14h às 19h
1º Piso: subsolo
Apresentações: Toddy One (MT. Bronks).
B.boys: Andrezinho e Marcelinho (B.S.C)
DJs: Ninja, AlanBeat e convidados

2º Piso: central

Apresentações: Região Abisal/ Mike
DJs: Helio Branco + convidados
Thaíde
Fish (Geração Rap)
Sessão de Flash anos 80 Hip hop

3º Piso: cinema
Coordenação: Kaseone
B.Boy André (Dynamics Legs)
Exibição do filme Krush Groove (1985) Diretor: Michael Schultz/ Duração: 97 min.
Sinopse: Krush Groove é um dos filmes mais clássicos relacionado ao hip hop, durante os anos 80. Trata – se de uma história real baseada nos primeiros dias de gravações da gravadora Def Jam com o produtor Russell Simmons (renomeado Russell Walker no filme). Russell Simmons foi o co-produtor e consultoria da história, ele também tem uma participação especial no filme como dono de um clube chamado Crocket.

Abril
Sábado, 13 – 14h às 19h
1º Piso: Subsolo
DJs: Ninja e convidados;
B.Boys: Marcelinho (B.S.C.) e AlanBeat (Street Worrious)
Apresentações: grupos de dança Dynamic Legs e Bad / Tchelo Rock)

2º Piso: central
DJs: Hélio Branco e convidados;
MCs: Thaíde, Fish (Geração Rap) e convidados;
Sessão de Flash anos 80 Hip hop
Shows: Sharylaine e Doctors MC´s

3º Piso: Superior (Cinema)
Coordenação: Kaseone
B.Boy André (Dynamics Legs)
Exibição do filme: Breakin (1984) / Direção de Joel Silberg / Duração: 90 minutos.
Sinopse: Uma jovem e dedicada dançarina de jazz (Lucinda Dickey) junta-se a dois praticantes do break. O trio se torna a maior sensação do breakdance. O filme com a participação importante do rap. Ice-T, que depois ficaria conhecido como um dos principais rappers americanos.

Maio
Sábado, 11 – 14h às 19h
1º Piso: subsolo
DJs: Ninja e convidados
B.Boys: Marcelinho (B.S.C.), AlanBeat (StreetWorrious) e convidados
Apresentação: Mc Jack e Código 13

2º Piso: central
DJs: Hélio Branco e convidados
MCs: Thaíde  e Fish (Geração Rap)
Sessão de Flash anos 80 Hip Hop
Show: Rap Sensation e Tito Apc Urb

3º Piso: superior (Cinema)
Coordenador: Kaseone
B.Boy André (Dynamics Legs)
Exibição do filme: Beat Street (1984) – Direção de Stan Lathan / Duração: 105 minutos.
Sinopse: Situado no sul do Bronx , o filme conta a história de dois irmãos e seu grupo de amigos, todos eles dedicados a vários elementos da Cultura hip hop: Kenny Kirkland ( Guy Davis ), Dj e MC , e seu irmão mais novo Lee (Robert Taylor) é um hardcore b-boy que faz parte do grupo de dança Beat
Street (New York City Breakers ). Ramon (Jon Chardiet), um grafiteiro conhecido por sua tag, "Ramo" e Chollie (Leon W. Grant), juntos promovem as festas no Bronx.

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo.
Tel.: (11) 3256-2636.
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h / exceto Sábados: 14 às 20h.
Wi-fi grátis.
Capacidade: 200 pessoas
Cartões: VISA (débito/crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães.
www.matilhacultural.com.br

Agência Lema
Leandro Matulja/ Leticia Zioni/ Larissa Marques
agencialema.com

Informações para a imprensa – Matilha Cultural
Ana Claudia Luiz +55 11 3871-0022 ramal 239
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar