Imprimir

Das ruas para premiação: coletivo de artistas pretos é líder de indicações ao Prêmio Shell

Escrito por Marcelo em . Postado em Eventos

Das ruas para premiação: coletivo de artistas pretos é líder de indicações ao Prêmio Shell

O Espetáculo Esperança na Revolta, que aborda guerras contemporâneas e resistência, idealizado pelo coletivo artístico Confraria do Impossível é líder de indicações ao Prêmio Shell de Teatro Rio, que acontece nesta terça-feira (12), no Copacabana Palace. Trazendo o diferencial de ser totalmente idealizado e executado por artistas negros, o espetáculo não conta com patrocínio e o grupo levantou verba para realização, passando o chapéu em apresentações nas ruas e transportes públicos. As indicações são na categoria música, autoria e direção.

Esse é um momento importante para a arte negra brasileira, esta é a primeira vez que um diretor negro (André Lemos) é indicado em 31 anos da história da premiação, e que mulheres negras (Bèa no Confraria do Impossível e Larissa Luz por Músical Elza) são indicada na categoria música e também é a primeira vez que um coletivo negro é indicado na categoria autoria.

Para o diretor André Lemos esse é o momento construir uma nova história. “Muitos “nuncas” para muito tempo de história da premiação, erguer muros não vai nos impedir de entrar, se precisar, vamos derrubar. Nós vamos para ganhar”, destaca. É a resistência que se aborda nos palcos de Esperança na Revolta, se fazendo presente na premiação.

O grupo faz da arte um meio de contrariar as estatísticas, se tratando de um coletivo de atores jovens e negros. Dados como a cada 23 minutos, um jovem negro é morto no Brasil, retrata a realidade da juventude preta no país. Essa é uma das pautas das apresentações, além da luta de classes, a subversão e o direito de revolta do povo junto ao estado e seus emparelhamentos, questões de gênero e ancestralidade.

O espetáculo teve duas temporadas, em novembro e dezembro e outra em fevereiro. A previsão é retornar com mais uma ainda no primeiro semestre deste ano.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar