Imprimir

Campanha Diversidade Viva - 1º Episódio [Aborígine]

Escrito por Marcelo em . Postado em BSB

O CircoO vídeo acima integra a Campanha Diversidade Viva, trabalho realizado pelo Rapper Aborígine, ao qual ministra oficinas de formação em Direitos Humanos e respeito à diversidade em escolas públicas do Distrito Federal, a partir da música O Circo. Este primeiro episódio integra o documentário e vídeo clipe O Circo, que será disponibilizado em 12 de abril de 2013. Com produção do Coletivo Nakaradura o trabalho pretende sensibilizar e formar criticamente seus ouvintes, e assim como a canção, oferecer um convite à transformação.
 
Os fatos sociais são formados pelas representações coletivas. Isto é, “como a sociedade vê a si mesma e ao mundo que a rodeia” ou seja através de nossas ações e idéias. Idéias estas que permeiam a nossa sociedade acerca de grupos e subgrupos. 

Essas representações coletivas são produto da cooperação que se estende não apenas no espaço mas também de fato no tempo.

Infelizmente por vezes algumas concepções ideológicas se voltam para alguns sujeitos, que são mantidos na invisibilidade, justamente para não terem o poder de decisão ou até para que suas vozes sejam caladas. 

O Rap em contrapartida é utilizado como instrumento paradidático, para regulação e manutenção de nossas aspirações enquanto sujeitos históricos a um mundo mais justo e tolerante. 

E para fazê-las utilizamos a mistura e combinação de ideias, ações cotidianas e sentimentos.

O mais nova música do artista Aborígine intitulada: “O Circo”, nos leva a questionar até onde somos marionetes nas mãos e mentes disseminadoras de falsas ideias em relação aos cidadãos e cidadãs de nossa sociedade, a qual tem por slogan: “ Brasil um país de todos!”

Se é de todos então eu, você, eles e elas estamos incluídos e convocados a reescrevermos a nossa história!

“Uma mentira pode estragas mil verdades”
Provérbio: Africano

Por Cleonice Ramilo Chagas
Especialista em Educação Africana e Afro-Brasileira 


A resposta é sua!
FICHA TÉCNICA

Artista: Aborígine
Música: O Circo
Produção musical: Diego 157

Produção audiovisual: Nakaradura Produções
Direção: Alan Mano K
Produção: Julyana Duarte, Alice Silva.
Imagens: Alan Mano K , Julyana Duarte, Alice Silva.

Apoio: Teatro H2O e Cia Teatral Roupa de Ensaio
Participação: Eloisa Ferreira Machado

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar